About Me

Decayed - "Into The Depths Of Hell" Review


Dificilmente encontraremos banda nacional mais embebida do espírito underground que os Decayed. É certo que nem sempre o interesse andou de mãos dadas com o número de demos, Ep, splits e até álbuns de originais, havendo fases em que um certo marasmo se instalou (ali por alturas do “The Book Of Darkness” e “Nockthurnaal”), mas de falta de dedicação ninguém pode acusar a banda, principalmente quando a sorte nunca foi algo que tenha bafejado muito a banda durante toda a sua existência, mas perante todos os azares e entrada e saída de músicos, a determinação de J.A. foi e continua a ser a força motriz para que os Decayed continuem a sua caminhada.

“Into The Depths Of Hell” é já o décimo álbum da banda e conta com uma das suas melhores formações de sempre, com J.A. como sempre a cargo das composições e guitarras, Tormentor (dos Asphyx e Desaster) na bateria e Vulturius (dos Irae e Morte Incandescente) no baixo e voz. As músicas têm aquele estilo inconfundível da banda pelo que até se justifica ser este álbum que sirva como celebração dos vinte e cinco anos de actividade. Não por trazer algo de diferente dos outros todos, mas por ter bem presente esse tal espírito próprio dos Decayed que está presente desde os seus primórdios nos inícios da década de noventa, onde até nem falha a cover de Bathory da praxe, aqui com “The Rite Of Darkness”.

Ao contrário daquilo que aconteceu pontualmente no passado, este álbum faz bom uso das dinâmicas com uma música como “Omens Of Doom” ou a épica faixa “Ravenous Spectres”, por exemplo, a fazerem bom uso tanto da melodia (macabra, claro) e do groove (cuidado com esta palavra, para ser utilizada apenas no seu sentido mais estritamente mais metálico). Apesar disto, para todos os que já estão cansados desta forma de fazer black metal, não será agora que se vão converter, porque a banda portuguesa não desvia um milímetro daquilo que são, mas são vinte e cinco anos. Estranho seria se mudassem agora. Goste-se ou não, os Decayed são uma instituição da música extrema nacional e este “Into The Depths Of Hell” é testemunho disso mesmo.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira