About Me

Dynfari - "Vegferð Tímans" Review


Para os puristas de black metal, todas as suas vertentes mais melódicas devem ser abomináveis, afinal, o género é dos mais herméticos da música extrema, mas em abono da verdade, tem que se dizer que grande parte destes projectos ou trabalhos que forçam as barreiras do black metal são refrescantes, pelo menos aqueles que não seguem nenhuma fórmula pré-estabelecida que se esgota por se tornar moda (como começa a acontecer com o chamado pós-black metal). Os Dynfari não são um desses casos nefastos mas é um das provas em como tal como em muitos países escandinavos, alguma coisa devem colocar na água (ou no gelo) da Islândia, porque todas as propostas musicais que nos surgem de lá são bem acima da média.

Terceiro álbum de originais, ”Vegferð Tímans”, comprova a regra de que para todas as bandas, o terceiro registo é o da confirmação da sua qualidade, e caso existissem dúvidas, temos este trabalho excepcional que agarra o ouvinte do início (de forma muito tímida, é certo) até ao final. A sua editora, Aural Music, compara-os com os seus compatriotas Sólstafir e até é uma comparação compreensível, afinal a banda está a atravessar um excelente momento, mas poderá levar ao engano já que a abordagem, apesar de ter alguns pontos em comum, é bastante diferente, principalmente a partir do momento em que acenta numa base mais extrema. De qualquer forma, a melancolia, os toques folk e principalmente a atmosfera poderão levar o ouvinte a paragens semelhantes.

Comparações à parte, este é um trabalho que se sustenta por si só e que tem capacidade para realmente transportar o ouvinte para outro local e esse será um dos maiores poderes que a música tem, a capacidade para transcender e transportar o ouvinte. Poderes que na maior parte das vezes não são usados – também muitos dos géneros musicais não se prestam a isso, isto dentro do próprio metal. No entanto, existem bandas como Dynfari, que o fazem com mestria este álbum não é excepção. Mais um grande álbum, mais um grande trabalho vindo da Islândia.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira