About Me

Hacavitz - "Darkness Beyond" Review


O México pode não ser dos destinos mais esperados para o black metal, mas os Hacavitz são um dos nomes mais enraizados no seu underground, com "Darkness Beyond" a ser já o quarto trabalho de uma carreira que conta com mais de uma década de actividade. O preconceito que possa haver acerca da sua qualidade, podendo ter-se a tentação de os inserir no mesmo saco que muitas das propostas black metal que nos chegam da América do Sul mas não é preciso ouvir-se muito para se ter a certeza que "Darkness And Beyond" é tudo menos próximo do que se espera, nem sequer para quem já os conhecia. Se a banda antes tinham uma abordagem death metal ao seu black metal, agora é só black metal do mais escandinavo que pode haver.

Esta mudança até acaba por ser algo refrescante, e seria mais eficaz se não fosse algo que todos nós já ouvimos centenas de vezes. Seria ingenuidade esperar que também houvesse ainda algum segredo por revelar na música extrema. Posto isto, a questão está mais na forma como a música nos fala do que propriamente como esta é original ou não. "Terra Nihil" e "Deadream" são os dois primeiros temas do álbum, com duração bastante longa, mas não existem propriamente momentos aborrecidos."Livskit" é o tema que se segue e é uma peça instrumental estranha, muito estranha, que não terá outra utilidade do que servir para ganhar algum fólego. Para esse efeito talvez devesse surgir mais adiante no álbum.

O tema título surge como uma bomba e se antes não nos tivessemos apercebido de como o som dos Hacavitz estava potente, esta música obrigaria a tomar-se atenção a esse pormenor. O facto das músicas serem longas poderá provocar algum cansaço e a gastar a energia para chegar ao final do álbum. As três últimas músicas ("Herejia", "De Humo Negro Y Ceniza" e "Time Is Now") têm respectivamente nove, sete e doze minutos e por vezes sente-se que são um pouco esticadas demasiado e quem for mais impaciente, simplesmente vai passar à frente. Com uma produção mais apurada do que aquilo que se associa a black metal escandinavo e trve, é uma interessante junção ainda que não totalmente eficaz. Para quem gostava mais das influências death metal, de certeza que vão sentir isto como um passo atrás. Todos os que gostam de black metal, talvez até consigam apreciar este trabalho, já que ele tem qualidade para tal.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira