About Me

Outre - "Ghost Chants" Review


A Polónia não se resume apenas a Vader e a Behemoth e este álbum de estreia dos Outre prova isso mesmo. Movendo-se entre as sonoridades mais black metal, este Ghost chants apresenta-se de forma demolidora na onda mais dissonante do estilo, conseguindo aumentar um pouco mais a intensidade em relação à sua concorrência. "Departure" é como que uma pequena intro, sem o ser propriamente, deixando no ar o que aí viria, estabelecendo um padrão elevado no que diz ao ambiente - e como no black metal, o ambiente é quase tudo, é uma excelente forma de se começar um trabalho.

O forte de "Ghost Chants" é de não apostar todas as suas fichas no mesmo número, isto é, nem só de dissonâncias vive esta estreia. Se pegarmos numa faixa como "Shadow", leva-se logo de início com uma forte porrada de blastbeats, que depois se vão diluindo, fazendo um bom uso das dinâmicas. De nada adianta ter black metal dissonante e com dinâmicas, se a produção não ajudar, o que neste caso não acontece, felizmente.

Além dos óbvios Deathspell Omega, os Mayhem (na sua fase mais recente) também nos vêm à memória, mas os Outre mostram conseguir voar por si só, sem ajudas, mesmo ao primeiro álbum. Algumas das músicas não são totalmente imediatas, como a "Lament" e "Equilibrium", que certamente vão exigir mais audições, mas isso só aumenta a qualidade do álbum e a dinâmica do álbum, contrastando com temas mais directos como "Vengeance" - um dos melhores temas do disco. No global é uma boa estreia que os apreciadores de black metal não deverão deixar passar em branco.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira