About Me

Reasons Behind - "The Alpha Memory" Review


“The Alpha Memory” é o trabalho de estreia da banda italiana “Reasons Behind”, que se move nos meandros do power metal ora progressivo ora sinfónico, alimentado pela voz doce de Elisa Bonafè, que nos remete para a fórmula da soprano que bandas como After Forever, Nightwish e Epica celebraram. Apesar de tudo, não se pode dizer que exista alguma aproximação a qualquer dos nomes referidos, já que as raízes power metal são bem mais profundas do que as góticas ou sinfónicas que é associado às bandas em questão.

O power metal  que nos surge é aquele fez escola no final da década de noventa e início do novo milénio. Bonitinho, perfeitinho e imaculado. Dito desta forma, poderá parecer que se trata de um problema. Não o é em si, até porque “The Alpha Memory” é irrepreensível em termos sonoros, de produção e execução por parte dos seus músicos e interpretes. O problema é que se insere de forma demasiado perfeita nos lugares comuns estabelecidos no período atrás citado. E se na altura em que originalmente surgiam estas propostas havia o problema de ser um pouco pão sem sal, o que dizer agora quase quinze anos depois?

Tem os seus méritos e a qualidade da banda é notória – um tema como “With Your Light” tem uma qualidade evidente, mas fica a ideia de que os resultados poderiam ser muito superiores se a banda saísse fora do conformismo da sua abordagem. Acaba sempre por ser uma questão pessoal, onde conforme o gosto de cada um, poderá ser-se mais sensível e concordar ou não com esta opinião, mas é algo que acaba por assombrar este trabalho como um todo. Ainda assim, tudo aponta que se possa ter aqui um diamante em bruto em relação ao futuro.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira