About Me

Running Death - "Overdrive" Review


Mais um álbum por parte da editora Punishment 18 Records, mais uma nova banda thrash a estrear-se nos álbuns, desta feita, os alemães Running Death. Poderá pensar-se, e com alguma razão, de que já começa a faltar espaço para tantos grupos novos a tocar thrash metal, ainda que em sensibilidades diferentes. No caso dos Running Death o foco parece não ser tanto no peso, embora ele esteja presente, mas mais na técnica e na melodia. Só assim se explicam malhas como a “Psycho”, cheia de voltas e reviravoltas, naquilo que parecia parecer um tema para lá de aborrecido.

Instrumentalmente, “Overdrive” é um luxo, um sonho molhado por todos aqueles que não procuram simplesmente agressão no seu thrash metal. É o trabalho típico de qualquer fã que quando ouvia álbuns como "Peace Sells… But Who’s Buying?” dizia”qualquer dia vou fazer algo assim. A referência à banda de Dave Mustaine não será por acaso, já que existe aqui uma certa aproximação, mais que não seja pelas composições intrincadas a soarem como que um cruzamento entre a complexidade do clássico “Rust In Peace” e o factor imediato de um “Countdown To Extinction”, não querendo isto dizer que o que temos aqui é uma referência imediata aos trabalhos em questão mas que servirão como ténue ponto de comparação.

Se a nível instrumental as coisas são de uma qualidade esmagadora, a nível vocal, as coisas não são particularmente brilhantes. Também a nível de produção, parece que falta algum punch a este trabalho. Faixas como “Mercenary” e o tema título beneficiariam de mais poder, mas apesar de todos estes contras, “Overdrive” é uma bela estreia que todos os amantes do thrash metal mais clássico, melódico e técnico, não deixaram (ou pelo menos não deverão) passar incólume.  Boa surpresa e mais uma boa indicação deixada pela Punishment 18 Records. Até quando durará esta aptidão para acertar em bandas boas?


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira