About Me

The Midnight Ghost Train - "Cold Was The Ground" Review


Se alguém perder o comboio fantasma da meia noite que fique a saber que este é um comboio que anda pelas zonas do deserto sobejamente conhecidas como stoner, blues, hard’n’heavy e até breves passagem, muito, muito, breves, pelo sludge. Ao terceiro álbum, a banda surge a todo o gás com um dos seus mais atractivos conjuntos de músicas. Mais focados, mais coesos, a banda dá realmente espectáculo nestas onze músicas que parece que foram feitas para serem reproduzidas em cima do palco. Como é normal nestas ocasiões, não há por aqui nada do outro mundo, mas o que é feito é feito com grande qualidade.

Desde a intro instrumental – eu sei, eu sei, já foi dito muitas vezes mas… como é que alguém se cansa de intro instrumentais, principalmente quando elas rockam tanto como a “Along The Chasm”, até malhões como “Gladstone”, “BC Trucker” e “Arvonia”, que parecem saídos de uma jam inspirada em que alguém começa a tocar um riff ou a uma batida e todos os outros entram imediatamente no groove. Não há aqui nada de digital, o som é do mais vintage possível, mas soa tudo coeso, fazendo perfeito sentido quando se ouve. Ok, a voz nem sempre é o que se desejava, com uma abordagem demasiado bagaceira que até é apropriada ao som, apenas se tornando demasiado cansativa.

Este trio mostra que quando se quer rockar as coisas são simples, só tem que se ir ao âmago das suas paixões e deixar soltar e é exactamente isso que se sente que a banda faz. “The Canfield” e “The Little Sparrow” transparecem isso na perfeição, além de deixarem um grande ambiente no ar. Para quem gosta de rock, todos os ganchos clássicos do estilo estão aqui presentes, com melodia, distorção, irreverência e acima de tudo groove. Muito groove. Música com alma é uma espécie em vias de extinção, mas enquanto existirem bandas como os The Midnight Ghost Train, o perigo nunca será real.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira