About Me

A Secret Revealed - "The Bleakness" Review



Para quem já tinha saudades de um lançamento de peso dentro do espectro do pós-metal, eis que nos surgem os A Secret Revelead com a sua estreia discográfica, "The Bleakness". O início do primeiro tema deste trabalho, "Until Grief Disappears", será suficiente para afastar todos aqueles que não gostam da gritaria típica do género (atenção, não confundir gritaria da música moderna com os grunhidos ou a voz rasgada clássica, associada à música extrema) e confessa-se que a mesma poderá tornar-se um pouco cansativa ao longo da música, mas a verdade é que é criado um sentimento apocalíptico e claustrofóbico ao longo do mesmo.

Se pegarmos na uni-dimensionalidade da voz, fica logo evidente que este será o ponto fraco de todo lançamento, embora também nos seja evidente que este tipo de registo é largamente apreciado por todos aqueles que gostam das sonoridades (vastas) que ficariam conhecidas como pós-metal. "The Veil" e "Avoid The Light" confiram o que é já por demais evidente, o brilho deste trabalho está sem dúvida no instrumental e se todos estes temas fossem instrumentais (tal como o interlúdio "Below The Wight Of A Mountain"),  mesmo correndo o risco de soarem um pouco repetitivos, sem dúvida que seriam mais harmoniosos.

Ainda assim, é apreciável a intensidade com que Pete Motz nos brinda a cada verso gritado, uma intensidade essa que soa genuína. A produção é poderosa e suja o suficiente para que se consiga ter tanto peso como melodia e as próprias dinâmicas dos temas fazem com que esta dualidade se sinta bem. Não será um álbum que se destacará daquilo que já vimos no género, mas definitivamente é interessante o suficiente para se ouvir umas quantas vezes e para que se tome nota deste nome, porque promete. Intensidade épica como a que "Drowning" evidencia não se ouve todos os dias.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira