About Me

Schwarzer Engel - "Imperium I - Im Reich Der Goetter" Review


Hoje vamos falar de preconceito. Porquê? Porque é algo que toca a todos inclusive insuspeitos críticos musicais. Peguemos neste álbum dos Schwarzer Engel (que significa "Anjo Negro" em português), pela capa, pelo facto de ser totalmente cantado em alemão. Ora uma mente mais mesquinha poderá imediatamente pensar de que se trata de uma qualquer proposta modernaça de metal ou rock gótico, com muitos cruzamentos com industrial. E na maior parte das vezes o preconceito espalha-se ao comprido, deixando envergonhado quem por ele se deixou infectar.

No entanto, existem aquelas vezes em que o preconceito irrita por se revelar acertado. É o que acontece com este trabalho. Mesmo que não se visse a capa, o nome, os títulos, bastavam os primeiros segundos da intro "Götterdämmerung" para revelar o jogo todo. O que ouvimos aqui é algo que já ouvimos incontáveis vezes em bandas como Lacrimosa e Crematory - na realidade, até se poderá dizer que se trata de uma espécie de fusão entre as duas entidades - isto se a preguiça prevalecer para tentar encontrar uma definição mais apropriada.

Para quem já está cansado de ouvir as mesmas músicas cantadas em alemão vezes sem conta, com umas guitarradas interessantes e uns arranjos de teclados luxuosos, poderá apreciar verdadeiramente estas doze músicas (a contar com a faixa bónus da versão digipack, "Beuget Euch"), para todos os outros, não é preciso muito para fugirem a sete pés, o que é pena, porque apesar de todos os lugares comuns que abraça, tem alguns temas de verdadeiro interesse como "Ave Maria (Die Mutter Gottes)" e a surpreendentemente pesada "Im Herzen Wohnt Die Trauer". De resto, o sentimento de déjà vú e o feeling sintético que tudo isto tem faz com que não seja algo que se recomende aos amigos. Não aos metaleiros. E àqueles dos quais se nutre a verdadeira amizade.


Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira