About Me

Razor - "Violent Restitution" Review


Os Razor são uma das grandes referências canadianas no que diz respeito ao thrash metal bruto, que apesar de não lançarem nada desde 1997, continuam a ser uma das referências do género não só no seu país de origem mas também a nível mundial. Por essa razão, não é de estranhar o interessa de uma editora como a Relapse Records em reeditar três álbuns da banda, sendo este “Violent Restitution” o primeiro cronologicamente, lançado originalmente em 1988, quando o thrash metal estava em pico de forma e popularidade.

Do álbum não há grande coisa a acrescentar, qualquer fã de thrash metal terá neste álbum como um clássico da vertente mais agreste do estilo, no entanto, para aqueles que, sabe-se lá como, não o conhecem, este é um álbum que impressiona pela sua intensidade e que em muitos aspectos deverá ter influenciado muitos músicos de death metal. E é particularmente importante esta reedição, não só como oportunidade para possuir este trabalho seja para quem conhece como para quem não conhece, mas principalmente para termos um ponto de comparação e reflexão, numa altura em que o thrash metal é moda e o retro também.

Do início ao fim, este é um festival thrash metal puro e duro que aqui nos surge remasterizado e com umas quantas faixas bónus (3), registadas ao vivo em 1988, em Toronto. É um clássico da música extrema em particular e do metal em geral, que apesar do seu estatuto de trabalho de culto, ainda não tem, pelo menos até agora, o reconhecimento devido. Quer isso mude, quer não, fica mais uma oportunidade para apanhar este clássico do thrash metal e para ouvir com um som optimizado temas como “Hypertension”, “Enforcer” e “Edge Of The Razor”.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira