About Me

Cromm Cruac - "Senecio" Review



"Senecio", além de ser um nome engraçado, é o primeiro álbum da banda holandesa de death metal técnico Cromm Cruac, editado originalmente em 1998 e que agora é recuperado pela Vic Records para os fãs do death metal, quase vinte anos depois. Neste tipo de lançamentos existe um grande risco, que é, não se encontrar relevância nenhuma naquilo que se está a querer mostrar ao mundo de novo, um risco que "Senecio" não está propriamente imune, principalmente porque aquilo que nos parece é que mesmo tendo sido lançado em 1998, na altura, este som já parecia estar datado. Por outro lado, isso não é necessariamente mau.

Ao ouvir a potência com que "A Passed Moment" surge, é impossível não se pensar naquilo que os Thormentor fizeram. Se os Thormentor foram a borboleta, então os Cromm Cruac seriam obrigatoriamente a lagarta. Mais pesado, mais bruto, mais melódico e muito menos esquisito mas igualmente intricado, onde quase todas as músicas têm uma duração acima da média. No entanto, é perfeitamente visível (ou pelo menos audível) de que a banda holandesa ainda tinha muito para evoluir. Como já tinha demonstrado que também tinha capacidade para encetar essa evolução, este trabalho é visto de uma forma nostálgica. Isto é, sabemos que há coisas melhores que isto, no entanto, é perfeitamente possível apreciar estes setenta e seis minutos de uma forma quase académica.

Ah, sim. Setenta e seis minutos porque temos temas retirados das primeiras demos da banda. "Herodias", "Confusions" e "The Corner" retirada da primeira demo "No Consolation" de 1993, enquanto "The Corner" e "Down-Under" retirada da demo "II" de 1995 e finalmente "Spina Longa" retirada da demo "Past Moments" de 1996. Obviamente que o som destas faixas não é tão bom mas reforça ainda mais o tal sentimento nostálgico e conseguem ter qualidade suficiente para justificar a presença nesta reedição. Boa reedição e um bom álbum de death metal técnico, quando o termo ilustrava outras coisas diferentes daquelas que ilustra hoje em dia.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira