About Me

In Vain - "The Little Things That Matter" Review


Já começa a ser recorrente esta conversa da qualidade dos trabalhos lançados de forma independente, seja de bandas que estão a dar os seus primeiros passos ou daquelas com mais experiência, mas a verdade é que é uma tendência que se verifica cada vez mais de forma acentuada. E isto quase sempre com um nível de qualidade impressionante. É o caso deste “The Little Things That Matter”, terceiro álbum dos espanhóis In Vain, que é demolidor de uma ponta à outra. Inserindo-se no espectro do heavy/power metal arraçado de thrash – ou seja, mais próximo daquilo que se faz nos Estados Unidos do que propriamente na Europa.

A qualidade deste trabalho é proporcional há já longa experiência da banda, que já tem onze anos de carreira – algo que nem sempre é certo. Com um aumento de peso considerável, ao qual não está alheio a mudança de formação efectuada desde o último trabalho. Sem o teclista, parece que o foco nas guitarras ainda ficou mais presente e como resultado temos um álbum demolidor. Não é propriamente física quântica, basta apenas ter guitarras, baixo, bateria, boa voz e muito amor ao estilo, que pela forma como é bem tratado ao longo destas nove músicas.

Se músicas como “No Future For The World”, “Dragon Huntress” e  “Serenity Valley” convidam ao headbang instântaneo, indo buscar ao nosso ADN o gene metaleiro que obriga a tais actos, temos outras como a “From Your Cradle To My Grave”, “The Ballad Of Lucifer” e “King In The North” que mantendo a mesma toada frenética, são ideais para serem tocadas ao vivo e para puxar o público a participar nas mesmas. Seja como for, numa vertente ou outra, a adrenalina está sempre ao rubro o que faz deste “The Little Things That Matter” um colosso de heavy metal que deve ser conferido por todos apaixonados pelo som sagrado. Grande álbum e grande banda.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira