About Me

Graveyard - "The Coffin Years" Review


Não fosse o conhecimento que os Graveyard nos chegam de Espanha, e pensaríamos que se estava perante uma proposta vintage do death metal sueco. Este “Coffin Years” não é mais que uma compilação de raridades onde são reunidas aqui algumas das raridades retiradas das várias demos, splits, EPs que a banda foi lançando desde 2007. Não passou muito tempo desde que a banda iniciou actividades, mas a BlackSeed Productions, editora responsável pelo lançamento desta compilação, conseguiu reunir uma boa quantidade de itens interessantes. Até mesmo para quem não conhece a banda.

Para esses, e apesar de algumas diferenças de produção, o som surge aqui uniformizado, soando tudo a death metal sueco (secção de Estocolmo, tal como Entombed, Dismember, Grave, entre muitos outros). E isso não é mau, porque de certa forma, é como se estes quase setenta minutos fossem um gigante álbum de death metal sueco, onde até as versões de bandas que não são propriamente death metal sueco soam como tal – impressionante como “Cenotaph” dos Bolt Thrower, “Deaf Forever” dos Motörhead, “The Usurper” dos Celtic Frost, “Corporal Jigsore Quandary” dos Carcass, “In The Shadow Of The Horns” dos Darkthrone e “Remember The Fallen” dos Sodom soam todas como se tivessem sido compostas pelos Entombed. É uma afirmação parva mas é mesmo o que fica e tal não é mau, pelo contrário, é surpreendentemente bom.

Ao contrário do que se esperaria, este “Coffin Years” acaba por ser bem interessante, com tanto as versões como as músicas ao vivo e as de estúdio da autoria da banda a funcionarem muito bem juntas e com um nível qualitativo bem acima da média. Poderá até ser que o death metal sueco (secção de Estocolmo) não tenha grandes segredos a revelar mas o que é certo é que este é um cd que roda de maneira incansável, tal como os clássicos das banda citadas atrás. Recomendado para todos os que não se conseguem fartar de death metal sueco.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira