About Me

Jack Dalton - "Past Swallows Love" Review


Não será novidade isto que vamos dizer, mas a Escandinávia é mesmo um grande viveiro de música pesada. Nos mais variados quadrantes. Quando se fala em Noruega, pensa-se imediatamente em black metal mas a verdade é que há muito mais para além desse estilo de som, nomeadamente uma cena hardcore/pós-metal bastante forte. Os Jack Dalton inserem-se (mais ou menos) nesse quadrante e são apenas mais um exemplo do alto nível qualitativo que nos chega daquela parte da Europa. A diferença estará é que a banda não é marcadamente hardcore, nem propriamente pós-metal ou pós-rock mas uma mescla inteligente das suas características mais marcantes.

“Inherit Repetition” e o tema título colocam a nu as intenções da banda e estabelece o mood para o resto do álbum: sensibilidade punk/hardcore, com a apetência para usar ambiências mais atmosféricas que resultam muito bem neste contexto. Poderá não soar muito original esta estreia e até relembrar em demasia outras propostas já firmadas na cena, mas pela força das suas composições e pela qualidade da produção de Matt Bayles (que já trabalhou com Mastodon e Alice In Chains) e Jorgen Munkeby (reconhecido pelo seu trabalho com Shining), consegue ter uma obra com um impacto acima da média.

Não é um trabalho recomendável a todos os que gostam de sonoridades mais tradicionais, mas para quem gosta das experimentações mais recentes do hardcore com o metal e com o rock mais alternativo, Jack Dalton (sim, o nome é inspirado no amigo mentiroso compulsivo do famoso herói de tv, MacGyver) é um nome a reter. Espera-se que um álbum seguinte consiga fazer com que descolem definitivamente, longe das influências e da concorrência. Temas como “Dead End” (numa perspectiva mais melódica) e “Unpreventable Patterns” (numa perspectiva mais progressiva e experimental) mostram que tal é possível sem grandes problemas.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira