About Me

Grumo - "Fallimento" Review


Grumo, um dos bons nomes do grindcore italiano, apesar de terem pouco mais de uma década de existência. A banda que começou por uma espécie de homenagem a Anal Cunt e Napalm Death antigo, onde o noise imperava, começou aos poucos a revelar intenções e capacidades de ir mais longe. Para quem tenha dúvidas, basta conferir este "Fallimento". Com uma intro (chamada de... "Intro") que estabelece de forma correcta o ambiente para este trabalho, fica-se com a ideia de que a banda já aqui está algo longe daquelas raízes noise core dos seus primeiros trabalhos, embora o nome de Napalm Death continue a ser preponderante.

"Blood Spilling", o primeiro tema a sério, é um petardo de death/grindcore old school que nos faz olhar para o calendário para conferirmos melhor o ano em que estamos. Se os Napalm Death soassem assim no "Harmony Corruption", provavelmente não teríamos sobrevivido aos dias de hoje.  É raro, extremamente raro, encontrar um álbum que soe tão old school sem soar completamente rip-off a qualquer coisa. Não quer isto dizer que se trade das doze músicas mais originais do mundo. Longe, quilómetros disso, mesmo. O trunfo aqui é mesmo a capacidade de conseguir fazer algo batido mas com uma vitalidade que impressiona e contagia.

Talvez hoje em dia a banda tenha pouco de grindcore, devido aos muitos elementos que têm de death metal, algo que aconteceu também aos Napalm Death. No entanto, tal como com os britânicos, apesar de algumas vozes dissidentes, o mundo não ficou propriamente a perder. A banda revela capacidade de apresentar algo mais que o óbvio e se aqui pecam pela falta de originalidade, compensam-no pela energia que malhas como as furiosas "Fucking Business" e "Vendetta Animale" apresenta. Claro que a terminar temos a inevitável cover da "Suffer The Children" dos Napalm Death, que neste conjunto soa totalmente integrada. Death/grind à antiga.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira