About Me

Temple Of Baal - "Mysterium" Review



Há já algum tempo que os Temple Of Baal são uma entidade a ter respeito no underground da música extrema francesa. Não pertencendo a nenhuma das facções populares, quer no death metal mais técnico ou no black metal mais angular, o seu som acaba por ser um híbrido death/black metal de qualidade enorme. E essa qualidade enorme nem está directamente relacionada com a duração das músicas - muitas das vezes até é proporcionalmente inversa. Ao quinto álbum, a banda assume-se como uma das propostas mais interessantes do underground francês com um dos álbuns mais fortes do estilo.

A introdução para "Mysterium" é feita com "Lord Of Knowledge And Death", um primeiro tema bombástico, épico e até, porque não dizer, progressivo, onde ao longo de nove minutos a banda estabelece um ambiente sinistro e lento que vai em crescendo em todos os sentidos mas sobretudo na sua intensidade. Já "Magna Gloria Tua" é uma fera totalmente diferente. Mais provocante, mais lenta, mais dinâmica, mais feia, dá uma ideia diferente de intensidade em praticamente o mesmo tempo de duração.A abordagem gutural de Amduscias (vocalista, guitarrista e fundador da banda) até pode ser unidimensional, mas o que é certo é que a música compensa em dinâmicas.

Esse é o grande trunfo de "Mysterium", a riqueza das dinâmicas. Seja na forma de coros, seja na forma de passagens limpas, sem distorção, seja em solos de guitarra, a banda parece ter decidido colocar na sua música todo e qualquer momento que potenciasse o seu poder, independentemente de serem elementos considerados mais melódicos e o que é certo é que "Mysterium" é uma hora de death/black metal de meter respeito e sem momentos fracos, onde até um curto interlúdio, "Dictum Ignis", é imprescíndivel. Sem dúvida o trabalho mais forte da banda francesa até agora e aquele que tem obrigação de converter todos aqueles que ainda não se converteram. Já!


Nota: 8.9/10

Review por Fernando Ferreira