About Me

Sivyj Yar - "Burial Shrouds" Review



One man band da Rússia, Sivyj Yar traz-nos uma espécie de black/folk/pagan metal como já ouvimos muitas vezes. E isto será o suficiente para afastar todos os que já estão cansados destas coisas. No entanto, também terá o efeito contrário para todos os que não se cansam de música que nos faz viajar. Se o mal da música hoje em dia é por ser apenas uma colecção de gatilhos programados para atirar nas partes certeiras do nosso cérebro que obrigam a que se recorde da mesma, então, um álbum como este "Burial Shrouds" é tudo o que precisamos para desintoxicar.

Como já dissemos atrás, a fórmula não é nova. Misturar melodias épicas, uma sensibilidade melódica apurada junto a ocasionais explosões típicas de black metal. No entanto, essa mesma fórmula mostra-se eficaz. Em apenas seis músicas e com uma produção mais que excelente, comparando com algumas coisas que se ouve no estilo, as músicas conseguem manter os pés nos dois lados, aparentemente opostos. Se pegarmos em "The Earth Breathes Sorrow", é possível encontrar os elementos comuns ao black metal depressivo, no entanto, a abordagem da guitarra e ´típica de pós-rock. Mais uma vez se salienta, não é de agora esta mistura, mas resulta muito bem.

É o que interessa, certo? Mais do que termos cópias descaradas de outra coisa qualquer(que não temos aqui), é importante sentir se temos músicas que têm um impacto em nós, como amantes de música e até como seres humanos. Por muito profunda que pareça esta afirmação, é a definição base para se apreciar o quer que seja. "Burial Shrouds" tem esse impacto, tem esse potencial - se lhe derem hipótese, claro. Músicas como "Like A Sparkle We Will Vanish Into The Darkness" e "The Snow Shall Fall A Long While" instalam-se sem pedir licença e o ouvinte não se importa nem um pouco com isso. Sem dúvida, um trabalho surpreendente e que agradará para quem olha para as novas de expressão do black metal com bons olhos.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira