About Me

Hangman's Chair - "This Is Not Supposed To Be Positive" Review


Quem não conhece ainda os Hangman’s Chair merece levar umas valentes chibatadas no nalguedo. Comecemos logo assim, à bruta. O colectivo francês chega ao quarto álbum com este “This Is Not Supposed To Be Positive” com uma pujança desgraçada. Não, não se trata de death metal bruto e técnico. A força deste trabalho é através da sua melancolia impenetrável mas ainda assim contagiante. A forma como o álbum se inicia com “Dripping Low” é absolutamente vencedora. Um tema cativante, pesado tanto em termos de distorção, como emocionalmente. A melhor maneira de começar qualquer trabalho de doom/stoner metal.

Felizmente este trabalho não vive só da excelência do seu primeiro tema, mesmo que nem sempre se consiga atingir aqueles níveis de intensidade e qualidade. Ainda assim, para quem aprecia doom, “Cut Up Kids”, “Requiem” e “Save Yourself” estão mais que capacitados para agradar e viciar. Mas são os momentos mais emocionais como “Your Stone” e “Les Enfants Des Monstres Pleurent Leur Desespoir” (esta última, quase uma peça de ambient/metal atmosférico) que a música dos Hangman’s Chair se torna bem mais efectiva.

Pode ser um pouco parva a comparação, mas aquilo que a banda faz está muito próximo daquilo que os Marillion ou os Genesis fariam caso se optassem por tocar doom metal. Não sabendo se será entendido como um elogio ou não, o que é certo é que soa muito bem. Surpreendentemente rico – para aqueles que têm preconceito contra a validade das dinâmicas do doom metal como estilo – este é um álbum recomendadíssimo a todos os que não se cansam de melancolia e peso na sua vida musical. Agora que já os conhecem… que tal começar a ouvi-los como se não houvesse amanhã.

 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira