About Me

Hornwood Fell - "Yheri" Review


O início de "Walkin In The Woods", os primeiros segundos do tema que inicia este "Yheri", faz antecipar qualquer coisa pagã e folk, mas a explosão que se segue não deixa margem para enganos. Trata-se de black metal puro e duro. É certo que no mesmo tema um pouco mais à frente encontramos uns resquícios de melodia folk, mas eses são apenas as excepções que comprovam a regra. Black metal, sem contemplação. Tendo em conta que o grupo é italiano, até se esperaria alguma experimentação mas acaba por ser refrescante esta abordagem mais ortodoxa.

Este segundo álbum dos Hornwood Fell confia todo o seu poder nas guitarras e nos seus riffs como criação dos ambientes, isto contando com uma produção mesmo poderosa - ou seja, a prova viva de que black metal para ser bruto e cru, não precisa de ser mal produzido e descoordenado. Por falar em ambientes, de vez em quando também surgem umas passagens sem distorção que curiosamente nos remetem para a esquisitice saudosa dos Diabolical Masquerade. Vocalmente falando é bastante variado, indo da mais tradicional voz rasgada à simples voz gritada (não muito comum neste estilo) ou à quase voz limpa.

Em nenhum momento destes quarenta e um minutos temos momentos de aborrecimento, o que de si só já diz algo, principalmente quando temos alguns temas com seis e sete minutos - um deles, definitivamente um dos pontos mais altos do álbum, "At His Awakening" - cheios de dinâmica e ao mesmo tempo usando de forma inteligente a arma da repetição. O álbum em si transpira essa dinâmica, o que poderá ser surpreendente para alguns O facto de colocar a instrumental acústica "These Trees Are Watching", que tem um pouco de flamengo, também favorece essa mesma dinâmica. No que ao black metal diz respeito, está aqui a confirmação de que os Hornwood Fell são uma promessa a concretizar-se. Surpreendente mas acima de tudo, muito bom.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira