About Me

Battle Path - "Ambedo" Review


Black metal já não é sinónimo de paisagens geladas no norte da Europa à muito tempo, pelo que já não nos deveria surpreender uma proposta como “Ambedo”, o terceiro álbum dos norte-americanos Battle Path. Mas a verdade é que “Ambedo” realmente surpreende. Pelo seu uso de ambiência e do elemento atmosférico que faz com que o seu black/doom (ou doom/black) soe mais do que irresistivelmente estranho, soe esmagadoramente intrigante. O trabalho é composto por apenas seis longas faixas (exceptuando pela final “Finis Omniu”) que até passam de forma bastante rápida, tendo em conta que estamos falar de doom – seja antes ou depois do black, é definitivamente doom.

Isto acontece porque é um trabalho bastante diversificado, onde apesar das duas fórmulas únicas, consegue surpreender. A primeira é quando as músicas seguem uma única linha condutora e exploram todas as soluções dentro dessa mesma linha (“Raging Host”, o primeiro tema, é um bom exemplo disso mesmo). A segunda é quando a mesma segue várias linhas condutoras mas consegue com que todas funcionem e soem naturais (“A Thirst For Blood” soa quase progressiva pela autêntica viagem por diversas paisagens). Estas duas vertentes são suficientes para tornarem este trabalho riquíssimo.

No entanto, não basta apenas isto para que faça deste trabalho vencedor. Temos estado a falar de fórmulas e de estruturas de composição. E o conteúdo? Será que isto tudo resulta em música que se consiga ouvir? É uma questão discutível porque dependerá sempre do ouvinte. Para aqueles que têm o espírito masoquista (no bom sentido) está aqui um trabalho que apela à melancolia e miséria humana, música que consegue transmitir uma série de imagens e se que se revelaria perfeita para uma banda sonora – o tema título é gigantesco nesse sentido. Para quem procura algo mais animado, “Ambedo” não é definitivamente o trabalho a ouvir, pelo que se pode dizer que cumpre na perfeição aquilo a que se propõe. E isso já é dizer muito.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira