About Me

Lycus - "Chasms" Review


Se ficaram impressionados com “Tempest”, o álbum de estreia dos norte-americanos Lycus, esse sentimento ainda vai crescer com o trabalho de seguimento, “Chasms”. Este álbum, composto apenas por quatro longas músicas (a mais pequena tem sete minutos e meio, “Mirage”) serve como banda sonora a um filme de dor, desconforto e falta de ar provocada por ataques de claustrofobia. Há toda uma aura negra à volta de “Chasms” que é quase palpável. Se a música aqui contida fosse uma espécie de nevoeiro, seria daquele que quando se avança na sua direcção, sente-se que se está a bater numa parede.

Apesar de termos aqui funeral doom, não quer dizer que nos tenhamos que nos arrastar durante os cerca de quarenta e três minutos que dura este álbum. Obviamente que quem for estranho ao género, vai achá-lo, provavelmente, a coisa mais aborrecida que ouviu na sua vida, no entanto, para quem gosta de doom vai apreciar definitivamente a melodia no final do tema título, ou na “Mirage”, ambas resultando como temas de poderio emocional bem considerável. E surpreendente.

Não é um álbum que deixe o ouvinte alegre e contente da vida, o que é um bom sinal, considerando o género em questão. Apesar da sua tendência para deixar o espírito para baixo, é um álbum que se torna viciante e flui muito bem. Não só a questão das melodias revela-se fulcral como também a envolvência emocional que provoca no ouvinte é um ponto importante. É um trabalho com grande poder e que se posiciona como um dos grandes trabalhos do estilo neste início do ano. E a considerar a forma como ele vai crescendo audição após audição, é possível que fique na lista dos melhores do ano.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira