About Me

Sadism - "Alliance" Review


Os Sadism são um dos grandes nomes do death metal sul-americano, com uma carreira que remonta já aos finais da década de oitenta. A banda chilena chega à simpática marca do sétimo álbum com este “Alliance”. E o que é que podemos esperar deste álbum, além de death metal directo, sem grandes contemplações e em totalmente old school? Pouco mais que isto. Para já, o que há a salientar é a qualidade sonora deste trabalho. É o único resquício de modernidade que temos aqui, o que acaba por ser refrescante, e também ajuda a colocar a banda chilena fora do pote do retro.

Tem um som mais clássico do que propriamente retro, mas a produção fortíssima faz com que “Alliance” soe bem actual. Para quem não gosta de death metal puro, terá muita dificuldade em ouvir e apreciar temas como “Conversion” (que abre o álbum em grande potência), “From Chaos To Purification” e “Mother Of Prostitutes”. O equilíbrio entre a musicalidade e a técnica está muito bem atingido já que temos riffs memoráveis, temos solos de guitarra em profusão e de extremo bom gosto e uma voz com um registo bem adequando ao instrumental.

Terá dificuldades em impressionar quem não gosta de death metal e esse será o seu “ponto fraco”, no entanto se estamos a falar de death metal também é bom que tenhamos uma abordagem pura do estilo. É um trabalho viciante e que renderá umas boas audições (seguidas) e que de certeza que além de fazer com que a banda seja apresentada a uma série de novos fãs na Europa também representa mais uma evolução na sua carreira. O mundo pode estar em constante evolução, mas por vezes nada como voltar à pureza das coisas.


Nota: 8.1/10


Review por Fernando Ferreira