About Me

Scanner - "Hypertrace" Review


Os Scanner são uma das instituições do heavy metal teutónico mais subestimadas desde sempre. A banda alemã lançou uma série de álbuns que permaneceram como clássicos durante muitos anos e assim vão continuar por muitos bons anos. Aproveitando o lançamento do regresso da banda com "The Judgement", a Massacre resolve capitalizar o lançamento reeditando os dois primeiros álbuns remasterizados para toda uma nova geração de fãs. E em boa hora o fez já que as boas oportunidades não devem ser desperdiçadas. Aqui vamos nos focar em "Hypertrace", o primeiro álbum de originais da banda.

Com uma energia e garra impressionante e com um imaginário inteligente de ficção ciêntifica, este é um trabalho clássico do início ao fim. "Warp 7" empolga à grande com o seu poder mas é em temas como "Terrion" e "Across The Universe" que a banda se move mais à vontade, ou seja, naquele registo mais típico daquilo que se convencionou a chmar de power-metal - não esqueçamos que estamos em 1988, quando os Helloween estavam no topo da sua forma, os Blind Guardian ainda não tinham expressão na cena e os Gamma Ray ainda não existiam, tal como os Iron Savior, duas bandas que nos surgem em mente quando estamos a ouvir "Hypertrace".

Não adianta, no entanto, enunciar e enumerar temas, já que a qualidade extende-se a todo o registo, que aqui, como já foi dito, ainda teve direito a masterização e à inclusão do tema "Galactos", que só tinha saído antes na compilação clássica "Doomsday News". Para quem gosta da cena power metal alemã, antes de ela se esgotar um pouco - felizmente nunca chegou a esgotar-se por completo - tem aqui uma enorme lição de história. Para quem tem o heavy metal a correr nas veias, não há como deixar passar esta oportunidade de possuir um pouco de história.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira