About Me

Heimdalls Wacht - "Der Untergang Der Alten Welt" Review


Os Heimdalls Wacht, mesmo não tendo atingindo os mesmos níveis de reconhecimento dos seus pares, são uma das forças a ter em consideração no underground do black metal alemão. Com uma regularidade discográfica (e também qualitativa) digna de nota, a banda chegou em 2015 ao seu sexto álbum de originais – “Ut De Graute Olle Tied – Deel Twee (Land Der Nebel)”. Aproveitando a boleia, a sua actual editora, a Heidens Hart Records, achou por bem reeditar o segundo álbum de originais, este "Der Untergang Der Alten Welt", lançado originalmente em 2006.

A razão apontada pela editora para a reedição é pelo facto deste lançamento específico estar esgotado há bastante tempo e com, por outro lado, uma considerável procura pelo mesmo. Quanto a nós tudo bem, não nos podemos queixar, já que este é um dos trabalhos mais inspirados do colectivo alemão, com músicas que continuam a fazer parte do alinhamento dos espectáculos hoje em dia. Aquilo  que o distingue é sobretudo o uso da melancolia e das melodias épicas, algo que faz com que temas como “Des Nordens Stern” e “In Kalte Schatten Versunken” resultem tão bem.

A editora, no press-release que faz acompanhar a cópia promocional, refere que não houve qualquer tipo de remasterização, faixas bónus ou até mesmo mexidas no artwork. Poderá parecer algo bastante trve (remasterização e faixas bónus é coisa de mariquinhas) mas até terá o seu sentido. O trabalho na sua essência é este e porquê desvirtuar o mesmo se é a procura é mesmo por este trabalho especificamente? Não se trata de tornar um produto rentável e atraente, trata-se de disponibilizar o mesmo para aqueles que não tiveram a oportunidade dez anos atrás. Minúcias. De qualquer forma este é um trabalho mais que recomendado aos fãs do black metal épico.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira