About Me

Sanktuary - "Winter's Doom" Review


Segundo álbum dos thrashers tradicionais oriundos do Canadá, o que será dizer que é uma boa altura para tirar do armário os blusões de ganga cheios de patches. O revivalismo de thrash metal trouxe-nos de tudo, desde o thrash metal com mais groove e musculado, até ao thrash maais imbuído do espírito extremo do death ou do black metal mas o nosso favorito é mesmo aquele que tem um saudável espírito heavy metal tradicional, que obrigatoriamente nos transporta para a década de oitenta, mesmo que na altura não fossemos propriamente apreciadores da coisa. Eramos vivos, é o que interessa.

A primeira música, "Space Race" é apresentação ideal e o suficiente para deixar qualquer um da velha guarda apaixonado. Temos riffs valentes mas também com técnica e classe - uma espécie de Iron Maiden do "Number Of The Beast" misturados com os Slayer do "Show No Mercy" e com os Metallica do "Kill'Em All". As comparações são o que são e valem o que valem, mas esta parece-nos bastante apropriada. Pegando um pouco no espírito dos Enforcer, mas dotando-lhe um pouco mais de peso, temos aqui um belo segundo álbum que terá logo automaticamente um efeito: Procurar pelo primeiro "Something Fierce" lançado em 2013.

Solos cheios de feeling, grandes guitarradas em trinta e dois minutos que passam demasiado rápido. Por outro lado, é daqueles sons que não nos impedem que se ouçam duas e três vezes seguidas - coisa que até é difícil de acontecer para estes lados. Isto é fruto também de alguma dinâmica onde temos temas mais rápidos como "Wild Is The Wind" e o tema título ao lado de um "Curse Of The Vermin" que bem poderia estar num disco de uma banda doom ou de heavy metal épico. O espírito do verdadeiro heavy metal está bem vivo para os lados do Canadá e ainda bem que somos sortudos o suficiente para que chegue até nós.


Nota: 9 /10


Review por Fernando Ferreira