About Me

American Head Charge - "Tango Umbrella" Review



Não sabendo bem porquê, sempre ficou a sensação de que os American Head Charge eram uma mistura de punk com nu-metal e foi preciso que surgisse este “Tango Umbrella” para nos mostrar como estávamos errados. Trata-se do quarto álbum da banda, que já não lançava nada há 11 anos e que o lança como se estivesse não em 2005 mas em 2001. Parece não fazer grande diferença estes quatro anos, mas para quem não se recorda, o nu-metal já estava completamente moribundo em 2005 e se estava nessa altura, imaginem como estará agora… é o regresso dos mortos-vivos, basicamente.

“Let The World Believe” serve como despertar para todos aqueles, como nós, que estavam a dormir. A faixa mostra-nos algo que pode ser encarado como uma mistura entre Marilyn Manson e Limp Bizkit, mistura que junta às seguintes, onde já nos parece termos Deftones com Korn, por exemplo, faz-nos entrar num modo de reflexão e de introspecção e obriga-nos a olhar para trás, com ou sem nostalgia. O que é certo é que perante este exercício, o álbum passa-nos ao lado, o que também não será de estranhar já que a música soa-nos bem familiar, como tudo aquilo que fugíamos a sete pés quinze anos atrás.

Este é um trabalho que não nos impressionou, temos que ser honestos. Tem os seus pontos positivos, tem energia, tem melodias cativantes, mas fica sempre no ar o cheiro a mofo e a representação de uma era que não foi particularmente para o lado mais mainstream da música pesada. Não acrescenta rigorosamente nada em relação ao que já foi feito, isto é, tudo aquilo que nos queixámos naquela época é tudo aquilo que nos queixamos em “Tango Umbrella”. Definitivamente, não é um trabalho para vencer o teste do tempo. Na realidade, perde logo essa batalha à primeira audição.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira