About Me

Humanitas Error Est - "Human Pathomorphism" Review



Para quem pensava que nomes de bandas que dariam bons nomes de álbuns era um exclusivo do metalcore ou deathcore, aqui está a prova de que as ideias boas rareiam em todo lado. Mas quem somos nós para julgar? Os Humanitas Error Est é uma banda alemã de black metal agreste, frio e bruto como tudo, que soa como se os Satyricon na sua fase “Rebel Extravaganza” soariam se tivessem incorporado os Mayhem como influência em vez dos batuques electrónicos.

Ou seja, boas notícias para quem gosta do seu black metal mais gélido que as noites da Serra da Estrela no Inverno. Existem aqui e ali alguns momentos em são notórias algumas influências de industrial, sendo que o momento mais óbvio acaba mesmo por ser a intro “Destroyer Of Worlds” (que acaba, como seria de prever pelo nome, com a frase que ficou mítica de Oppenheimer depois da criação da bomba atómica, frase essa retirada da mitologia hindu, curiosamente) e o tema título que funcioana como uma outro.

Não há grande variedade por aqui, nem grandes novidades. A banda move-se pelos mesmos terrenos que temos visto serem pisados nos últimos dezasseis anos por diversas bandas. E isto faz de si um mau álbum? Não, não mesmo. Até pode causar um certo engano, já que ao ouvir “Human Pathomorphism” fica-se com a ideia de que a banda já é bastante experiente – temas como “Pain Feeder”, “Raping Religions” e “Bestial Penetration” parecem ser fruto do trabalho de uma banda veterana. Claro que para isso também ajuda de alguns dos membros já terem passado por algumas bandas underground da cena. Uma boa estreia.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira