About Me

Bosque - "Beyond" Review


Bosque é uma one-man-band portuguesa de funeral doom e este é o seu terceiro álbum de originais. Tem tudo aquilo que se deseja e espera para um álbum do género: melodia, melancolia, uma certa claustrofobia e o tempo a passar bem devagar. A produção é bem crua, o que faz com que o feeling deste trabalho esteja muito próximo daquele que esperariamos de um disco de black metal. Aliás, o ambiente especial, aquele ambiente difícil de (re)criar nos grandes clássicos de black metal está omnipresente ao longo destes três temas.

Comecemos pelo óbvio, este trabalho não é de fácil audição. No entanto, apesar de ser óbvio, temos que reformular ou pelo menos explicar. Não é um trabalho de fácil audição para o comum dos mortais, sendo que para quem aprecia funeral doom, temos aqui algo capaz de satisfazer os seus desejos mais carnais. Adenda feita e despachada, vamos ao que interessa. São três temas dentro do estilo que os Bosque (dizer o Bosque é algo que ficaria estranho, portanto fiquemos pela ideia de que se trata de uma banda com vários integrantes) já nos habituaram, sendo que teremos que destacar as vocalizações que surgem limpas como um lamento ao luar, mas bem enterradas na mistura - fica a sensação que foram gravadas na casa banho do estúdio enquanto a música estava a tocar lá fora.

E resulta. Apesar da solução algo estranha, esta fórmula peculiar de misturar a voze faz com o que os temas surjam com um certo feeling etéreo que ao início se pode estranhar mas depois facilmente se entranha - temos que dizer que a voz também é usada poucas vezes nestes quarenta minutos que "Beyond" dura. Costuma-se dizer que o terceiro álbum é o da confirma-se mas neste caso nem era preciso confirmação nenhuma. Já há muito tempo que tínhamos a certeza de que os Bosque eram uma das grandes forças do doom metal nacional e este trabalho apenas reforça aquilo que já sabiamos.


Nota: 9.3/10


Review por Fernando Ferreira