About Me

Carthaun - "Staub Und Schatten" Review


"Staub Und Schatten" é já o quarto álbum dos alemães e apresenta-se com uma intro, "Ad Arma" de forma singela e até algo ritualista, mas "Durch" mostra logo que os alemães não se adocicaram com os três anos de ausência desde "Brachland". O black metal aqui é impiedoso e bastante ortodoxo, não querendo isso dizer que é aborrecido. Pelo menos não será para os aficionados do género. Blastbeats e tremolo picking com fartura é o que se obtem em grande parte do álbum que apesar de se cingir às regras do estilo, não se torna aborrecido - embora os dez minutos da "Elegie (Auftakt)" sejam algo excessivos.

As variações a nível de tempos acaba por ser o grande ponto de dinâmica de "Staub Und Schatten", onde temos um tema mais compassado como "Kriegslied" lado a lado com um como "Charge Of The Light Brigade" que é mais frenético. São precisamente os momentos em que a banda carrega no acelerador que as coisas se tornam mais interessantes, mas as variações dentro dos próprios temas acabam também por introduzir mais um ponto de interesse. Outra coisa que a banda acerta quase sempre é nas melodias (de uma perspectiva de black metal, claro) que têm tendência a soar épicas e memoráveis.

A produção é bastante crua mas resulta na perfeição, dando aquele feeling primitivo mas mantendo a musicalidade intacta - de que adianta fazer e gravar músicas interessantes se depois a produção não permite a apreciação das mesmas? Diríamos que seria uma máquina do tempo para o black metal praticado no início da década de noventa se este tivesse sido uma forma de fazer as coisas que tivesse caído em desuso. Nunca chegou a acontecer. No que diz respeito ao underground, está aqui um excelente álbum - ao que tudo indica a edição é limitada a cinquenta unidades, portanto é apressar.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira