About Me

Gomorrah - "The Haruspex" Review


Aaaaah, as saudades que já tinhamos de uma banda canadiana de death metal bruto e técnico (não necessariamente por esta ordem). Os Gomorrah regressam após três anos depois da estreia "Perception" e fazem com o silêncio seja preenchido com nove temas (exceptuando a intro "Imperial") brutos todos os dias, mas igualmente intrincados e complexos, o que nos dá logo um interesse acrescido para esta banda que poderá ter passado despercebida até agora. Não se trata apenas de nos espancar violentamente como se não houvesse amanhã mas de fazê-lo com uma certa finesse.

Para se ter uma ideia generalizada do que podemos ouvir aqui é como se tivessemos os Nile (sem os gimicks egipcios) fundidos com os Obscura (sem algumas das suas excentricidades técnicas) e com umas certas pancadas industriais (aquela "Carcosa" poderia ter sido incluída no álbum "Soul Of A New Machine" caso o mesmo tivesse sido lançado no presente ano). Seja qual for a fórmula, resulta e bem. Claro que não é o típico álbum que entra logo à primeira, no entanto deixa a porta aberta para consequentes audições.

Temos aqui um crescimento considerável por parte da banda, que se revela bastante madura e, mais do que isso, interessante até mesmo para o público que não costuma gostar de death metal técnico. Apesar de ser um álbum curto (pouco mais de meia hora) tem uma intensidade invejável e é dos típicos casos que se tivesse uma maior duração, já não teria o mesmo impacto. Um álbum a descobrir aos poucos pelos fãs de death metal brto dos queixos.


Nota: 7.5/10


Review por Fernando Ferreira