About Me

Ghold - "PYR" Review


Terceiro álbum dos Ghold que em apenas cinco faixas nos trazem devastação e caos sonoro como já esperaríamos. Já aqui falámos do noise e como por vezes anda por ali numa fronteira muito ténue entre o genial e a simples falta de talento para fazer música – por vezes a presunção em forma musical é ainda mais insuportável do que aturar os músicos presunçosos – no entanto, no que diz respeito aos Ghold não temos qualquer dúvida, nem tínhamos receio em relação  a este “PYR”.

Então, para que os nossos leitores possam perceber o que raio se passa aqui, e não que sejamos muito esclarecidos para poder dar essa informação, uma forma fácil será pensar em algo bem sludge, bem doom e juntar-lhe muito feedback e caos sonoro. É simples, não é? Não tanto, porque a tal fronteira ténue está lá bem presente. No entanto, aqui a coisa resulta muito bem, mesmo que ao longo deste trabalho os limites de cada música não seja propriamente respeitados.

Assim sendo quando julgamos que já escapámos do caos da “Collusion With Traitors”, mergulhamos na melodia inesperada da “Blud” que se prolonga pela epicamente deliciosa “CCXX” e que vai desaguar no verdadeiro monstro que é “Despert Thrang” que é um colosso que, para o descrever, faltam termos suficientes no léxico português que lhe consigam oferecer justiça. Tal é o impacto deste tema que até se julga, até parece que o álbum termina aqui mas não, ainda temos a “Something Of Her Old Fire” que surge apenas na versão CD.

Um trabalho que não será certamente para ouvir todos os dias porque caso tenhamos essa triste ideia, ficaremos com vontades misantrópicas de assassinar toda a humanidade. No entanto, e tendo isto presente, o que é certo é que a cada audição acabamos por ficar bem presos e não nos conseguimos soltar. Nem queremos.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira