About Me

Illusions Dead - "Celestial Decadence" Review


Lembram-se daquela mistura normalmente vencedora entre o death e o black metal melódico que fazia com que nunca se soubesse muito bem em que campo se deveria colocar as bandas? Aquele limbo no qual já estivemos tentados a colocar os At The Gates, por exemplo É uma espécie de regresso a esse passado mais próximo do que aquilo que julgamos. A banda finlandesa chega a este álbum sem o apoio de uma editora mas o entusiasmo com que este “Celestial Decadence” nos brinda faz antever que a banda não fique nesta situação muito tempo.

Para já vamos aos defeitos. É um som datado – não em termos de produção, poderosa q.b., mas em termos de composição. Não temos aqui nada de novo, no entanto, também não temos nada que pudesse indicar um rip off de alguém conhecido. Se fosse na polícia, seria uma queixa de plágio contra desconhecidos. Para quem consegue suportar este tipo de… falhas, então aconselhamos a mergulhar fundo neste álbum de estreia. A banda debita um death/black metal bem potente e assente nas guitarras.

Temos grandes riffs e uma boa capacidade técnica e teria de ser mesmo essa a aposta da banda, de outra forma dificilmente este trabalho teria razão de existir. Ok, também não existem momentos relevantes ou pelo menos que se colem imediatamente ao cérebro mas ainda assim, é um conjunto de malhas que conseguimos ouvir duas vez de seguida e sem ficarmos irritados. Temos que reconhecer algum mérito para isso, certo?

É um álbum de estreia que deixa boas indicações para o futuro, caso materializem este potencial num álbum verdadeiramente demolidor.

Nota: 6.7/10

Review por Fernando Ferreira