About Me

Lightsabres - "Hibernation" Review


Sem que ninguém se desse conta, o projecto do músico sueco John Strömshed (sim, existe uma one-man-banda escandinava sem ser de música extrema) chega ao quarto álbum com este “Hibernation” em três anos, dando um álbum por ano desde 2013. Um ritmo apreciável mas como já estamos (a ficar) carecas de dizer, quantidade não equivale a qualidade. Com “Hibernation” não haverá, no entanto, qualquer tipo de problema em agradar aos mais aficionados do rock alternativo.

Juntando a uma filosofia, estética e sonoridade de rock indie, temos também um certo sentido de psicadelismo que se coaduna muito bem no resultado final. Se temos músicas mais sujas e até, com boa vontade, épica como o tema título que abre este quarto trabalho, também temos outras mais melancólicas, assumidamente mellow que nos remete imediatamente para meados da década de noventa – aliás, todo o álbum vive nessa década – como a “Cascades Of Blood”.

Até podemos ser agradavelmente surpreendidos por inícios de tema como “Whisper To Me Softly”, que parece uma realidade alternativa onde os Anathema em vez de optarem pela abordagem do álbum “Eternity”, teriam voltado atrás ao “Crestfallen”, fazendo uma mistura adorável e irresistível entre o doom metal característico do início da carreira da banda e o rock indie da década de noventa. Um álbum muito variado, dinâmico e versátil que faz com que seja um vício para quem tem alguma nostalgia ou simpatia pela época em questão. Apesar de ser curto, satisfaz na medida certa.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira