About Me

Moonsorrow - "Jumalten Aika" Review


Moonsorrow é daquelas bandas que nos dá ideia que não tem como errar. Mesmo que tenha por hábito fazer temas que têm dez minutos, nós não nos aborrecemos, nem mesmo quando os vemos em festivais e tocam nem chega a meia dúzia de temas que nos fazem soar sempre a pouco. É o que temos invariavelmente e “Jumalten Aika” não foge à regra, com cinco temas de duração elevada, sendo que o mais pequeno tem sete minutos, “Sunden Tunti”, um tema que também acaba por trazer uma lufada fresca ao que habitualmente esperamos. E é bom ver que apesar da regularidade discográfica não ser muito alta, a qualidade, essa, continua nos píncaros, mas já lá vamos.

“Jumalten Aika” é um álbum típico da banda finlandesa mas tal não deve ser de forma depreciativa. Deverá ser visto que eles entregam precisamente aquilo que o ouvinte quer. Começam pelo tema título, épico como não devia deixar de ser, que nos acompanha por cerca de treze minutos e é engraçado reparar que apesar da sua longa duração, não damos conta do tempo passar. Deverá haver aqui alguma anomalia quantica que faz distorcer o tempo – ou então é simplesmente feiticeiria pagã. Este é um fenómeno que acontece ao longo de todo o álbum.

Temas como a absolutamente esmagadora “Ruttolehto Incl. Päivättömän Päivän Kansa” deixa-nos (a nós e a qualquer um que venha) completamente desarmado. Tanto para criticar como para elogiar. É… demais, sabem? Aquela sensação que se tem na vida quando algo ou alguém nos ultrapassa por qualquer motivo e não temos nada a fazer senão nos rendermos à sua excelência. Um grande tema, mas lá está, é redundante fazer qualquer tipo de análise ou comparação já que cada um dos cinco temas que se pode ouvir aqui é do mesmo calibre: esmagador. Um álbum que tão cedo não vai sair do nosso leitor. Mas… nem isso é novidade no que diz respeito aos Moonsorrow.


Nota:
9.3/10


Review por Fernando Ferreira