About Me

Tides From Nebula - "Safe Haven" Review


O que é que a década de oitenta tem de tão mágico que faz com que todos aqueles que nela tiveram alguns dos seus melhores ou mais marcantes (ou ambos) da sua vida fiquem nostálgicos? Bem provavelmente será uma questão de perspectiva, já que sou um filho dessa mesma década e um ínicio como o deste álbum, logo com o tema título, remeta para os melhores momentos musicais dessa mesma década, onde havia uma certa magia nos sintetizadores e não era automaticamente a noção de se estar a ouvir música de plástica e pré-fabricada. Não pelo menos em todos os casos. Mas já estamos a divagar. Voltemos ao assunto.

"Safe Haven". O tema. Enorme. Um tema instrumental (aliás, como todos os outros) que se fosse a encaixar hoje numa categoria, teriamos que pegar sem dúvida no pós-rock embora isso seja forçasamente enganador e redutor. Não é apenas isso que se passa aqui. A maneira ideal de se iniciar qualquer álbum e foi muito bem escolhido para fazê-lo aqui já que é um bom resumo deste que é já o quarto trabalho da banda. Com uma sensibilidade prog, este conjunto de temas conseguem fazer-nos viajar para longe. Já aqui falámos diversas vezes acerca da nossa paixão por este tipo de temas e há uma razão de ser.

Imaginem-se presos, sem data de libertação à vista. Presos a uma rotina, presos a empregos e pessoas que não vos diz nada. Agora imaginem que na forma de temas como "Knees To The Earth", "The Lifter" e "We Are The Mirror" surge algo que vos permite sair do corpo - esse continua preso à realidade em que está inserido, lamentamos - e voar para longe. Quão importante seria esse tipo de coisa? Liberdade. Tudo através de música. Não "apenas" música, mas Música com "M" maiúsculo, em que o "M" é de magia. Um grande, enorme álbum, para todos que gostam de fugir das suas prisões de vez em quando.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira