About Me

Ferium - "Behind The Black Eyes" Review


Já tinha saudadinhas de um metalcorezito, não tinham? Se não tinham, talvez sofram do mesmo mal que nós. Já começa ser lendário a forma como criticamos este estilo de som, mas é esta apetência para desgostarmos todas as formas de impingirem som bonitinho e igual a tantos outros. As bandas, na sua maioria, acabam apenas por ser umas vítimas no meio do jogo, já que a sua grande maioria depois acaba por ganhar maturidade (uma frase bastante lida e ouvida na crítica musical, quando uma banda ao terceiro ou quarto álbum liberta-se das influências que as prendiam a qualquer coisa pré-fabricada e arriscam-se para algo novo, mesmo que não sendo original, novo). Os Ferium dão-nos ideia de que poderão ser uma dessas bandas.

A banda isrealita chega com este "Behind The Black Eyes" ao segundo trabalho e demonstra uma boa evolução em relação à estreia editada dois anos atrás, embora mantenha muitas dos cordões umbilicais que a liga ao género metalcore. Ainda assim, temas instrumentais como "She Feels Like Home", "Seven Years Of Seven Level" e a (bruta) faixa de abertura, "Aftermath" e o tema mais técnico que se lhe segue, "Power Is All That Matters" mostram-nos que talvez exista aqui espaço para algo mais num futuro próximo. Algo a pender mais para o death metal melódico e/ou técnico do que propriamente os tiques repetitivos do metalcore.

Portanto, temos esperança que os Ferium num futuro próximo, talvez no terceiro álbum (o terceiro álbum tanto pode estabelecer a carreira de uma banda, condená-la ou até mesmo redimi-la), se decidam por algo mais original. Original não no sentido que ninguém tenha feito antes mas que seja mais próximo da criatividade - que acreditamos que existe - dos seus músicos e longe dos lugares comuns que conseguimos ouvir em temas como "We Fell Apart, We Fall Together". Agradará aos menos exigentes e aos fãs mais recentes da música extrema. Aos outros todos... é preciso mais.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira