About Me

Highlord - "Hic Sunt Leones" Review


É possível termos uma banda a existir durante quase vinte anos, lançar oito álbuns e praticamente passar-nos despercebida? Claro, não conseguimos chegar a todo o lado e basta a proposta ser um pouco mais comum para que não se saliente o suficiente no meio de todas as outras coisas que vão saindo para que nos passe ao lado. É o caso dos Highlord, banda italiana de power metal que tem um estilo de som que encaixa que nem numa luva dentro do que se podia ouvir dezasseis, dezassete anos atrás, quando houve um boom considerável do género. Passaram tantos anos e a proposta da banda mantém-se fiel. Uns consideram isso persistência, outros loucura.

Nós…? Preferimos ouvir antes de falar.

Temos power metal com teclados em profusão mas sem ser particularmente sinfónico, e que de vez em quando tem a aparição de uns guturais que não acrescentam nada, rigorosamente nada, à equação. Para quem não procura mais que power metal , sem grandes surpresas, tem aqui uma boa proposta. Um bom termo de comparação é de pensarmos nuns Royal Hunt (da fase inicial com D.C. Cooper) mas mais pesados, comparação essa que surge devido ao uso generoso dos teclados.

A própria voz de Andrea Marchisio convida a essa comparação e a sonoridade a pender para o progressivo também, no entanto, é o peso que acaba por marcar a diferença. No final da equação, não faz diferença o suficiente para que seja agora que se destacam da multidão, ainda assim, este “Hic Sunt Leones” entretém enquanto dura. Para quem gosta de melodia e não se importa de peso a o nível das guitarras e dos ritmos de bateria, está aqui uma banda que não perdem nada em conhecer. Destaca-se o tema título nesse sentido.


Nota: 6.4/10

Review por Fernando Ferreira