About Me

Infestdead - "Satanic Serenades" Review


Anos noventa, o domínio de um senhor sueco Dan Swäno foi lendário. Domínio não só a nível de produção mas sobretudo a nível criativo com o multi-instrumentista a desdobrar-se por infindáveis projectos e bandas que brindaram algumas das obras primas inesquecíveis do underground sueco e da música extrema mundial. Ends Of Sanity, Bloodbath, Nightingale… é uma listagem infindável. Conforme a década foi chegando ao final, o amigo Dan foi-se desfazendo dos projectos, deixando para trás um atrás de outro, um nítido sinal da mudança dos tempos.

Infestdead marcou o final desses tempos, embora não se possa dizer que tenha havido um término. Os seus dois álbuns surgiram nesse período, numa altura em que a música extrema já estava a ficar mais acessível ou, pelo menos, mais popular – não de uma forma massiva mas pelo menos de uma forma mais alargada que no início da década. O duo composto por Dan Swanö, que cuidou de toda a parte instrumental, e Dread, dos Tormented, que ficou a cargo da voz, lançou dois álbuns e são esses dois álbuns que encontramos aqui reeditados com alguns extras.

O objectivo da banda era criar death metal tipicamente norte-americano e blasfemo à semelhança de uns Deicide e os Deicide são precisamente o nome que nos surge mais vezes, embora a qualidade não se possa comparar. Não é que o amigo Dan não estivesse inspirado quando compôs estas quase quarenta músicas. É uma questão mais de forma do que de conteúdo. A produção é estranha e a bateria programada não ajuda. Para quem deixou passar isto ao lado, tem aqui uma boa forma de uma só cajadada ficar com a discografia da banda. No primeiro CD temos o álbum “JesuSatan” editado originalmente em 1999 com a demo editada em 1993 e no segundo, o álbum “Hellfuck” editado originalmente em 1997 em conjunto com o MCD “Killing Christ” editado em 1996. Peça de colecção, nada mais que isso.


Nota: 6.7/10

Review por Fernando Ferreira