About Me

Larrikins - "Am Ende War Der Mensch" Review


Ora aí temos mais uma banda alemã a cantar em alemão. Já falámos disto antes, mas desta vez vamos experimentar outra abordagem... não deveríamos ser como os alemães? Orgulhosos da sua língua e por isso insistir em cantá-la mesmo no estilo de música em que a língua anglo-saxónica domina. E neste género em específico, o punk. O início do álbum dá-se em grande força com o "Nummer 3", com melodias fáceis de memorizar - felizmente os "oooooh oh ooooh" são universais - e até nos consegue fazer ultrapassar depressa pela questão da linguagem.

Depressa mas não de forma duradoura.

As melodias são realmente o ponto forte deste trabalho, que nos faz tentar arriscar a cantarolar faixas como "Die Schuld Daran", "Wären Alle Mesnschen Glücklich" e "ScheiBe (War Schin Immer Braun)", apesar de termos a perfeita noção de que só estamos a mandar bolas ao poste. Punk rock energético mas que também acaba por não passar disso, a fazer lembrar em alguns momentos a fase intermédia da carreira dos The Offspring, noutros os NOFX, mais pesados. Depois também temos outros momentos em que inevitavelmente temos que ir buscar os Rammstein, como a "Alles Auf Anfang" que começa com uma pianada e com uma voz melancólica a sugerir um momento mais sensível. Curiosamente, resulta e acrescenta dinâmica ao trabalho.

No final, não é um trabalho que nos vá agarrar pelos ouvidos e obrigar a ficar colado ao mesmo, mas para quem não dá nada por ele, poderá ficar agradavelmente surpreendido e poderá até voltar até ele mais tarde. Poderá servir também para querer conhecer o resto da carreira da banda embora aquilo que nos pareça é que este é mesmo o momento mais alto da sua carreira. Dizem que a música é uma linguagem universal e é por sentirmos isso que temas como "Kopie" nos caem no goto seja em que língua for. Vale a pena deitar abaixo o preconceito e ouvir.


Nota: 7.6/10

Review por Fernando Ferreira