About Me

Septic Flesh - "Revolution DNA" Review


Todas as bandas têm álbuns malditos. Raramente temos discografias imaculadas, totalmente aceites pela crítica e/ou fãs. No entanto, o que é curioso observar é que em relação a esses álbuns forma-se sempre um culto minoritário que no passar dos anos faz com que um álbum que antes foi ostracizado por todos acabe por ser amplamente (ou minimamente, conforme os casos) aceite. E dentro desses casos podemos colocar este “Revolution DNA”, lançado originalmente em 1999 e que mostrou a continuação da evolução da banda em direcção a uma sonoridade mais gótica e electrónica.

Apesar da diferença notória em relação aos primeiros tempos, a identidade da banda e os seus característicos ganchos melódicos continuam bem intactos pelo que, à distância, é um álbum que encaixa perfeitamente bem na discografia da banda, mesmo que depois tenha sido necessário proceder a uma quebra com este lado mais suave com um “Sumerian Daemons” bruto. Dezassete anos depois, “Revolution DNA” tem honras de reedição de luxo por parte da Season Of Mist, tal como tem acontecido com os álbuns anteriores.

A reedição em vinil e cd é destinado tanto aos colecionadores como também aqueles que não conseguiram chegar da primeira vez, sendo que agora temos faixas bónus (“Misery’s King”, “The Thief Of Innocence” e “Telescope” na sua versão francesa) e um artwork renovado, num artigo que justifica-se como indispensável na colecção de todos os apreciadores de uma das bandas gregas mais clássicas do metal extremo e que conseguiu manter-se relevante ao longo de mais de vinte e cinco anos de carreira.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira