About Me

Gloryful - "End Of The Night" Review


E dá-lhe power metal com força. É o objectivo ao qual os Gloryful se propõem, com alma, neste “End Of The Night” o terceiro álbum de originais. A banda alemã demonstra sangue na guelra e a vontade de levar mais longe o seu heavy metal arraçado de power metal. Sabendo da praga a que se submeteu o género no início do milénio, com um excesso de propostas com fraca qualidade, aqueles que se lembram podem avançar de pé atrás para este trabalho mas a verdade é que o mesmo garante qualidade do início ao fim.

Não é dizer que temos em mãos um álbum revolucionário e experimental. Não, não mesmo. Trata-se de heavy metal como mandam as regras ou os lugares comuns, no entanto, mesmo nesses lugares comuns são reunidas as condições para se terem grandes temas como a frenética “This Means War”, a épica “Hail To The King” ou a mais tradicional “For Victory”. Não bastasse isto, temos ainda, da parte lírica, um conceito que abrange todos os temas, a exemplo do anterior – na verdade a história aqui focada sucede à de “Ocean Blade”, o segundo trabalho da banda.

Mesmo com a paciência a fraquejar para tanto álbum conceptual – convenhamos que o impacto hoje em dia é bem menor do que aquele que teria dezasseis anos atrás – não existem dúvidas em relação a este trabalho que tem tudo para agradar todos os fãs de heavy/power metal tradicional, tipicamente alemão e onde nem algumas escorregadelas - como a intro orquestral “Intro: Dawn Of The Raven King” ou a balada mais-ou-menos-folk-que-por-acaso-até-é-o-tema-título – beliscam a qualidade do trabalho no seu conjunto.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira