About Me

Reportagem: Amplifest - Dia 3 @ Passos Manuel, Porto, 22/08/2016


Depois da intensidade musical vivida no sábado e domingo, o “encontro” marcado para o Passos Manuel, soou a algo entre a ressaca e a viagem para o aeroporto, que antecede a despedida. Lá estavam muitos dos presentes nos dias anteriores, lá estavam os membros de Neurosis a conversar com quem o queria fazer, lá estava a família Amplifest.

The Leaving foi a primeira aparição, para a despedida. Sentado, já depois do primeiro tema, explicou que ele e a guitarra formavam “The Leaving”, e a ele podiam apenas chamar Freddy. E assim Freddy nos foi cantando as suas histórias, explicando que “aquela era a música mais lenta que escreveu”, logo antes de “Hurtmachine”. Freddy é na realidade  Frederyk Rotter, vocalista dos suíços Zatokrev, na sua versão calma e relaxada, eventualmente mais Folk. Para fechar a actuação, subiu ao palco Noah Landis, para executar "The Mountain", que mais tarde Frederyk descreveria como a primeira vez que a faixa pode ser executada como aparecia no álbum.

Seguiu-se Steve Von Till a solo, de pé, segurando a guitarra e mais que um trovador do séc. XXI, revelou-se um bom contador de histórias e falou das suas aventuras, como tinha mudado da cidade para o campo, “biggest mistake I did”, da sua paixão por cães… e de repente fez esquecer a noite anterior e o turbilhão que se revelou em palco. Fechou com “Known But Not Named”, tema que encerra também o último trabalho. Steve Von Till acústico, um momento lindo do Amplifest.

Texto e fotografias por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: Amplificasom