About Me

Adamantine - "Heroes & Villains" Review


Os Adamantine são uma conhecida banda de metal portuguesa que, apesar de já terem 10 anos de existência, contam já com um EP e com dois álbuns de estúdio, sendo que é este último álbum, apelidado de “Heroes & Villains”, que vai ser alvo de análise.
Heroes & Villains” começa com a introdução “Lux in Tenebris”, que parece preparar-nos para uma tempestade vindoura, que é precisamente o que acontece na faixa que dá nome ao álbum: “Heroes & Villains”, uma tempestade carregada de riffs de thrash, com uma voz que apesar de por vezes ser demasiado harmoniosa, não se torna cansativa.
Temos, ao longo de todo o álbum, uma bateria muito precisa com um pedal duplo bem prenunciado, em especial nas músicas “Fire That Cleanses” e “Reborn in Darkness”. Nestas faixas também a dada altura podemos ter a sensação de estarmos a ouvir uns Gojira com os seus mais recentes registos.
Em “Elegies Of War” temos uma introdução muito precisa e algo militarista na sua execução, com uma voz que se adequa perfeitamente ao feeling da música. Este tema consegue proporcionar-nos uma viagem aos campos de guerra, através do seu solo que, apesar de não ser técnico, dá perfeitamente aquele tom épico à música.
O álbum termina com a faixa com o nome adequado para o efeito, “Everything Ends”, que encerra com um shred de guitarra impressionante, que faz combinar técnica com precisão na perfeição.
Apesar de, em certas alturas, a voz parecer como disse no início, demasiado harmoniosa em certas partes do álbum, consegue haver um equilíbrio entre agressividade e harmonia ao longo de todo o álbum. Muito bem conseguido!
Nota: 7.5/10
Review por Pedro Loureiro