About Me

Grog - "Ablutionary Rituals" Review


Quase 6 anos após o lançamento de Scooping the Cranial Insides, os Grog regressam ao estúdio para nos brindarem com este Ablutionary Rituals.

Este álbum composto por 14 temas mantém estilo típico e característico Death-Grind da banda, mas apresenta uma evolução face ao seu antecessor. Uma banda com cerca de 25 anos de existência merece por si só respeito, e a maturidade e evolução musical estão presentes naturalmente neste trabalho.

Uterine Casket, precedida por uma intro (Revelation Open Wound) abre este trabalho, demonstrando desde cedo que não estão aqui para brincadeiras. A brutalidade começa logo desde aqui e continua por outros temas de onde se destacam Vortex of Bowelism, A Scalpel Affair, a excelente malha em Gut Throne e culmina em Katharsis - The Cortex of Doom and The Left Hand Moon, um tema mais lento e complexo que os outros mas com muito peso e criatividade. Este conta ainda com a participação de Rui Sidónio dos Bizarra Locomotiva e é quanto a mim o ponto alto do trabalho.

O quarteto não se poupou a esforços e consegue um trabalho consistente e com qualidade, altamente recomendado para os apreciadores do género.

Nota menos positiva para a qualidade sonora. Um som algo confuso, que muito embora sendo típico do estilo musical e possivelmente premeditado, acaba por prejudicar especialmente o fantástico trabalho de bateria de Rolando Barros, que aparece um bocado enterrado lá ao fundo neste espectro sonoro. Apesar deste pormenor, o trabalho é muito positivo e bem executado.

Nota: 7.5/10

Review por Carlos Barbosa