About Me

Acherontas - "Amarta अमर्त (Formulas of Reptilian Unification Part II)" Review


Os gregos Acherontas sempre passaram um pouco despercebidos no panorama internacional de Black Metal. Apesar disto, a música que têm vindo a produzir sempre provou ser de crescente qualidade, fazendo muitas vezes lembrar os conterrâneos Varathron ou os vanguardistas Dissection, apresentando uma base de black metal directo e simplista que consegue ainda assim juntar bastante melodia e uma atmosfera contemplativa.

A primeira parte de "Formulas Of Reptilian Unification": o álbum “Ma-Ion”, de 2014, misturava à sua base sonora uma série de texturas que submergiam o ouvinte numa escuridão ritualista que ia crescendo à medida que o disco avançava. Em “Amarta”, o caso muda de figura e a banda está mais focada nas raízes da sua sonoridade, não descartando por completo os elementos que mais se realçavam em “Ma-Ion”. Tal se verifica com a existência de momentos em que a voz declamada assume o palco central entre os guturais sujos, bem como o reverb imponente que se faz ouvir e o facto de grande parte da música tocada ser maioritariamente num mid tempo quase a abrandar para o down. A mistura de todas estas características dá à música dos Acherontas a aura mística que a define e que tem em temas como “Schism Of Worlds”, ou na tântrica “Savikalpa Samadhi”, uma verdadeira amostra do poderio sónico destes veteranos da cena grega.

No ano em que celebram 10 anos de carreira, os Acherontas lançam um disco bem representativo do trabalho árduo que, uma discografia prolífera em lançamentos de qualidade, consegue conceber. Um disco que garante uma hora de black metal atmosférico bem aproveitada.

Nota: 8.5/10

Review por Tiago Neves