About Me

Painted Black - "Raging Light" Review


Os portugueses Painted Black decidiram irradiar-nos com sentimentos de raiva. "Raging Light", álbum lançado em Outubro deste ano, é a mais recente criação da banda. Este marco na carreira de Painted Black é sem dúvida importante para o panorama do metal nacional.

O testemunho deixado pelo grupo português é composto por 8 faixas num total de uma hora aproximadamente - repleta de harmonia e paz - na qual o ouvinte pode encontrar passagens interessantes. Começamos com "The Raging Light" no qual é possível ouvir a essência pintada de preto da banda e, no sexto minuto da música, somos prendados com um solo pequeno, que serve de passagem para um dos temas mais marcantes do álbum: "Dead Time" - peça musical de 6 minutos.

Somos rapidamente engolidos por uma maré de riffs contagiantes e vozes capazes de mover montanhas. Seguidamente a luz enraivecida oferece-nos uma faixa de igual importância, nomeadamente "The Living Receiver" em que é possível reparar na qualidade desta banda que aos poucos vem demonstrando que por vezes, "o que é nacional é bom, não é mera brincadeira. A banda composta por Luís Fazendeiro, Daniel Lucas, Miguel Matos, Rui Matos, Bruno Aleixo e António Durães ajuda-nos a comprovar a teoria.

Não menos importante, destacam-se ainda as faixas "Absolution Denied", "Chamber", "In the Heart of the Sun" e "I am Providence", que servem de ponte para uma das inúmeras obras-primas criadas em solo nacional: "Almagest", tema com 17 minutos de duração, composto por momentos de arrepiar com traços instrumentais e vozes que nos indicam a direção da luz. Este tema marca a despedida num álbum que ficará claramente na memória do ouvinte.

O caminho até à luz é por vezes desafiante, e Painted Black ajudam-nos a percorrer o trilho. Esperamos ansiosamente por mais luzes!

Nota: 8.1/10

Review por Carolina Lisboa Pereira