About Me

Reportagem: The Haunted, Norunda, The Descent, Revolution Within @ RCA Club, Lisboa - 18/02/2018


O RCA Club foi palco de um concerto único de um dos maiores nomes do death metal melódico sueco. Num regresso bastante aguardado, os The Haunted deslocaram-se à capital para cumprirem mais uma data da sua pequena digressão ibérica, mas acima de tudo para promoverem o seu mais recente trabalho intitulado "Strenght In Numbers", fazendo-se ainda acompanhar dos The Descent, Norunda e, como convidados, os Revolution Within.

Os Revolution Within foram os escolhidos para representarem não só Portugal nesta visita dos nórdicos The Haunted como também o que de melhor se faz por cá em termos de thrash metal. Com uma sala pouco composta, mas ainda assim com pessoas predispostas para aquecer com sonoridades rápidas e pesadas, o quinteto nortenho começou a fazer-se ouvir exatamente com "Silence" e nunca mais parou. Seguiram-se mais alguns temas já bem conhecidos do repertório dos Revolution Within como "Until I See the Devil Dies" do seu último trabalho ou "Pull the Trigger", que contou com a ajuda de Hugo Andrade dos Switchtense. O curto mas poderoso concerto chegou ao fim - já depois de "Pure Hate" ter originado um tímido wall of death - com um regresso ao passado ao som de "Stand Tall", dando provas que a banda continua como queremos, ou seja, standing tall.

Também do norte, mas desta vez do norte de Espanha, mais concretamente de Bilbau, tivemos pela primeira vez neste lado da fronteira os The Descent que nos presentearam com o seu death metal melódico. A banda mostrou todo o seu poderio e toda a sua técnica em palco de onde se destacaram temas como "New Millennium Spawn". Para a despedida, ficámos com "The Coven of Rats", tema que dá nome ao seu último álbum, lançado em 2016. Apesar de pouco conhecidos em Portugal, a irmandade de metaleiros não ficou indiferente à descarga sónica dos The Descent e ovacionou bastante a sua atuação no final, atuação essa que perfez uma ótima surpresa.

Mais uma estreia em solo lusitano desta vez de uma recente parceria hispano-portuguesa. Os Norunda subiram ao palco perto das dez da noite e trouxeram consigo "Irruption", a sua primeira semente lançada há um ano, de onde irrompem verdadeiros hinos ao thrash metal da velha guarda. Logo de início, e de forma a encarar o público e tomar as suas rédeas, "Face to Face" e "Hit You" foram os temas escolhidos. Depois, para rebentar com o resto, "Dynamite", e por fim "Sultan Killer", foram os temas que consolidaram o ótimo concerto deste quarteto liderado por Rubén Cuerdo que se mostrou sempre bastante comunicativo, até porque, como o próprio indicou, é uma boa forma de aprender português. Barreiras linguísticas à parte, nada ficou por dizer com os Norunda, uma vez que a linguagem musical é universal.

Já com um RCA Club surpreendentemente bem composto, até porque não nos podemos esquecer que se tratava de um domingo à noite, os The Haunted subiram ao palco um a um perante uma plateia muito ansiosa que ocupou a frente meticulosamente. E como é caraterístico, o concerto começou na máxima força com "Fill the Darkness With Black" e "Brute Force", exatamente a primeira e segunda faixa do último álbum da banda sueca. Todavia, não só de faixas do último álbum se perfilou o desempenho assombroso dos The Haunted, porque não seria a mesma coisa sem "The Flood", "All Against All" ou "No Compromise" que mantiveram os fãs sempre em êxtase, traduzido em inúmeros circle-pits, e que até tiveram a tarefa hercúlea de suportar Marco Aro quando este no final decidiu contemplar os presentes com um mosh, revelando a contínua reciprocidade entre músicos e fãs. Acima de tudo, este foi um regresso que superou todas as expetativas e que provou mais uma vez que não é à toa que os The Haunted são considerados como um dos nomes ímpares do death metal melódico. Por isso, é óbvio que perdoamos o grupo sueco pelo facto de terem adiado bastante o seu regresso, mas que de próxima vez não seja tão moroso!

Texto por Bruno Porta Nova
Agradecimentos: Notredame Productions