About Me

Reportagem: Deez Nuts, Grankapo e Reality Slap @ RCA Club, Lisboa - 22/04/2018


A poucos dias da celebração da Revolução dos Cravos, a sala do RCA em Lisboa recebeu a segunda data da mini-tour em terras lusitanas dos australianos Deez Nuts. Os rumores de um grande concerto na véspera, na sala portuense do Hard Club, eram tema de conversa à porta, onde se formava uma fila generosa a poucos minutos da hora marcada para início do concerto.

Para abrilhantar o regresso da banda de JJ Peters à capital, a HellXis escolheu os Reality Slap e Grankapo para fazerem o aquecimento, e passava pouco da hora marcada quando o quinteto lisboeta pisou o palco do RCA. “Quem já nos conhece dê dois passinhos à frente; quem não nos conhece dê dois passinhos à frente”, foi o mote rapidamente dado à plateia, segundos antes de detonarem com “Beyond” logo seguido de “Blaze”, a incendiar imediatamente a sala. Em pouco mais de trinta minutos houve tempo para apelar à presença de público nos concertos mais underground, não apenas das bandas ditas grandes, para enaltecer a cena hardcore nacional, e tocar, claro! Tocar a maioria das faixas de “Limitless”, o disco de 2017, como o tema título “Limitless”, “Haymaker” ou o excelente “Lone Wolf”.

Poucos minutos de intervalo e aparecem os também lisboetas Grankapo, veteranos da cena hardcore nacional, com as suas faixas diretas e magistralmente tocadas por um colectivo que não brinca em serviço. “4 Walls” arrancou a locomotiva, que não parou mais de ganhar velocidade, sempre com o público presente a acompanhar a banda em faixas como “Man Killing Man”, “Never Forget”, “Won’t Fall Down” ou o enceramento com o clássico “Confessions”. Fuk, sempre interventivo com a plateia, confidenciava: “Ontem, no Porto foi bom; Aqui (em Lisboa), eu disse aos Deez Nuts que ia ser melhor.”

Dificil saber onde terá sido o melhor concerto dos três que os australianos deram em Portugal, mas Lisboa recebeu os Deez Nuts como filhos que andam a trabalhar lá fora e regressam agora a casa. “Binge and Purgatory” abre o concerto, como que a mostrar que o objectivo da banda é mostrar o novo material aos portugueses. E isso seria visível ao longo dos 90 minutos de concerto, com JJ Peters a perguntar se preferiam faixas antigas ou novas, escolhendo sempre apresentar temas novos ao contrário do que o público presente vociferava. “Commas and Zeros”, “Discord” e “Carried by Six” ficam como destaque de um novo disco que mostra uns Deez Nuts fiéis ao seu rap/punk/hardcore, com momentos mais intensos a roçar o metalcore. Alguém se importou? Claro que não. Os clássicos estavam todos lá, de “Stay true” a “Band of Brothers”, de “Tonight We’re Going To Party” a “I Hustle Everyday”, sempre acompanhados por um crowd surfing omnipresente e uma plateia suada e rendida à energia vinda do palco. E satisfeita com o que assistiu, algo que JJ foi tentando perceber ao longo da prestação: “I’m gonna interrupt the concert a few times to make sure you’re having fun, because if you’re not, we have to do something different.” Não foi preciso...

Reportagem por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Hellxis