About Me

Reportagem: Teenage Bottlerocket, Re-Censurados, Suspeitos do Costume @ Titanik Sur Mer, Lisboa - 16/06/2018


Na passada semana a sala do Titanik Sur Mer, aos Cais do Sodré, marcou a estreia em Portugal dos norte-americanos Teenage Bottle Rocket.

Organizada pela Infected Records, a noite começou com a presença em palco dos Suspeitos do Costume, a banda de punk rock de Odemira. Liderados por Rui Manilha, a banda iniciou a sua prestação nesta importante noite com “Desemprego” e “Viagens”. A banda tem habituado a capital a actuações muito profissionais e descontraídas, fazendo a festa entre amigos. A meio da curta actuação, tempo para chamar ao palco Covas Frazão, vocalista dos Re-Censurados, banda de tributo a Censurados, para interpretar os clássicos “Não” e “Kaga na Cultura em Portugal”. Para o final ficou o clássico “Remar Contra a Maré”.

No cartaz à porta do Titanik figurava ainda o nome dos Viralata, banda que infelizmente teve de cancelar a sua presença nessa noite, devido ao falecimento de dois familiares de dois dos seus elementos. Para o seu lugar entraram os já referidos Re-Censurados, eles que de há um ano e picos atrá contam com a presença super especial de Orlando Cohen, guitarrista original da banda de Alvalade liderada pelo saudoso João Ribas. Para esta noite especial, e por impossibilidade do baterista habitual Márcio Monteiro, surge Rafa Matos nas peles. Com um alinhamento repleto dos clássicos de três discos de originais dos Censurados, não faltaram “Venenosa”, “Coxa”, “Confusão” ou “Tu Ó Bófia”, além da cover de Xutos & Pontapés “Enquanto A Noite Cai”. Pena foi que a adesão do público se tenha ficado pela participação vocal, pois a banda merecia uma presença mais enérgica na frente do palco.

Os Teenage Bottlerocket estavam pela primeira vez em Portugal e apesar de terem perdido a bagagem ao aterrar em Lisboa, nem por isso esmoreceu a sua actuação. A banda de Laramie, no Wyoming, são dignos sucessores dos nova-iorquinos Ramones, não deixando descansar uma plateia de algumas centenas de fans dos punk rockers. “Freakout”, a faixa de 30 segundos que abre o disco do mesmo nome foi a escolhida para abrir o concerto, que seguiu sempre a grande velocidade e sem pausas com “Skate or Die” e “Don’t Wanna Go”. Com mais de duas dezenas de faixas no alinhamento, os TBR aproveitaram ainda para prestar homenagem a Brandon Carlisle, o baterista que faleceu em 2015. “Bottlerocket”, “Via Munich” e o encerramento com “Headbanger”, “On My Own” e “So Far Away”, faixas onde o filho de Ray Carlisle tomou a dianteira no mosh e foi levado em ombros até ao palco, fizeram desta noite de celebração punk um evento muito especial.


Texto e fotografias por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Infected Records