About Me

Suidakra - "Echoes of Yore" Review


Chega-nos da Alemanha este novo álbum dos Suidakra, banda que pratica uma sonoridade pontuada por uma grande mistura de géneros musicais. Neste novo trabalho, lançado no passado dia 15 de novembro, eles apresentam-nos alguns dos seus temas clássicos, que foram regravados propositadamente para serem incluídos em “Echoes of Yore”. Pois, já perceberam com certeza, de que não estamos a falar de um álbum de originais, mas sim de uma coletânea, que procura celebrar os vinte e cinco anos de existência desta banda alemã.

Convém referir que os Suidakra são uma banda bastante produtiva. Para quem não os conhece, eles iniciaram a sua carreira musical no já longínquo ano de 1994 e têm doze álbuns de originais. “Echoes of Yore”, como já referimos, não é um álbum de originais. Com novas entradas na formação da banda, e algumas reentradas também, estes alemães conseguiram, com a ajuda dos fãs, conceber um álbum com relativo interesse, onde podemos encontrar temas para todos os gostos. De facto, a amplitude musical das faixas leva-nos de baladas como “Warpipes Call Me” ou “Rise of the Taliesin”, a temas que se podem considerar black metal, como “Banshee”, passando ainda pelo folk e o épico. As letras dos temas incidem sobre a mitologia celta e fazem jus à capa do álbum, assim como ao próprio nome da banda (leiam-no de trás para frente).

As faixas eleitas para figurarem neste registo foram escolhidos pelos fãs da banda, que o fizeram através de votação online e, como tal, não dececionam. Instrumentalmente, esta regravação está muito agradável e versátil. Para além de todos os instrumentos que tradicionalmente costumam usar, recorreram também a violinos e até mesmo flautas para os arranjos. Na faixa “Havoc” existe um motivo de interesse extra, pois podemos escutar Robse, vocalista dos Equilibrium, que empresta a sua voz a este tema.

As músicas que figuram neste trabalho receberam então uma nova roupagem e aparecem mais frescas, com outro interesse. No entanto, volto a referir, que se trata de uma coletânea, onde não encontramos nenhum tema novo. Como bónus, os Suidakra incluíram neste álbum um DVD com 45 minutos da sua atuação no festival Wacken Open Air deste ano. São cerca de oito temas gravados ao vivo, num registo que constituirá certamente motivo de interesse para os fãs da banda.

Nota: 7/10

Review por António Rodrigues